terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mais uma vez de volta ao Algarve e às lindas amendoeiras em flor...



Outrora mais comuns, estas amendoeiras estão hoje condenadas à extinção, por terras do Algarve. Ninguém sabe ao certo quantas variedades antigas ainda existem hoje, mas de todas, as que produzem flor cor de rosa mais escuro, são certamente as que correm mais perigo de desaparecerem dos campos algarvios. Estas velhas árvores estão normalmente associadas a uma amêndoa que poucos conhecem fora desta região, e que, embora sendo conhecida, poucas pessoas as tinham antigamente.

A amêndoa-de-coco, ou ainda amêndoa molar, faz parte das variedades que produzem fruto de casca mole, sendo facilmente partida com os dentes ou dedos, mas uma das razões que fez com que, no passado, fosse pouco cultivada, era a sua fraca produção. Claro que estávamos num tempo em que se valorizavam os "frutos da terra" e a sua abundância, da qual dependia a sobrevivência das famílias.

As fotos foram tiradas num terreno onde há um projeto para um novo shopping, a ser construído em breve e, claro, será mais uma árvore a abater, pois como diria o "outro", é só mais uma amendoeira, e o Algarve tem ainda tantas.



Sem comentários:

Enviar um comentário