terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Chaminés Algarvias

Se há algo marcadamente algarvio, são as chaminés, e há-as de todas as formas, tamanhos e cores. Os estilos mudavam consoante a moda e a família que as construíam. Os mestres pedreiros influenciavam muito a forma, mais ou menos elaborada, destas chaminés, símbolos de ostentação dos proprietários, e hoje em dia ainda é fácil reconhecer os mestres e as regiões a que pertencem. Infelizmente, não parece existir muita informação sobre estes artistas de outros tempos, para se ter uma melhor compreensão deste património algarvio.

No caso da chaminé das fotos, foi construída numa casa localizada nas Benfarras, concelho de Loulé, no ano de 1928, e o seu estilo está presente noutras casas nesta região. Pensa-se que é obra da família de pedreiros locais, conhecida pelo apelido Peixe, e com várias gerações a trabalhar nesta área.  Este tipo de casas com açoteias permitiam, normalmente, um fácil acesso à chaminé e à manutenção da mesma.


 

3 comentários:

  1. Pedras plantas e companhia........................................................................................................................................................................................

    ResponderEliminar
  2. Olá, Maria Luísa
    Sempre gostei que aquilo que escrevo seja do agrado de quem anda neste mundo dos blogs, e ver referências ao meu blog ainda mais. Mas, também é verdade que, quando alguém escreve algo no seu blog baseado nas minhas considerações, gosto que se diga quem é o autor do texto e das fotos, coisa que não aconteceu neste seu post... E acho que a Maria Luísa pensará o mesmo.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar