quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A MALDIÇÃO DO HERÓI



Zeus em forma de “chuva de Ouro” engravida Dânae. O filho dela, Perseu é mantido em segredo, porém, Acrísio descobre. Mata a ama, achando que ela facilitou a entrada de alguém, não acredita que o neto é filho de Zeus. Manda construir um cofre de madeira e põe dentro a filha e o neto e o lança ao mar.
Eis que aquele pequeno cofre flutua pelas ondas e é recolhido ao mar pelo pescador Dícties( Rede) na ilha de Sérifo que é governada pelo tirano Polidectes. O pescador acolhe os dois, Perseu cresce e se torna um forte rapaz. Ao receber no palácio a mãe e o filho, se apaixona perdidamente por ela, mas teme o filho. Durante a festa de aniversário o tirano pergunta aos rapazes o que lhe ofereciam de presente. Todos respondem que dariam um cavalo, Perseu diz que lhe daria a cabeça da Medusa.
No outro dia, os rapazes trazem o cavalo de presente, Perseu nada lhe dar. Polidectes então o ameaça de que terá que ir buscar a cabeça da Medusa ou o rei violentará sua mãe. Perseu como havia dado a palavra, parte para sua busca. Aqui começa o rito iniciático por excelência, a separação da família, a ida para fora da cidade, suas aventuras e o retorno adulto.

Sem comentários:

Enviar um comentário