terça-feira, 20 de dezembro de 2011

UMA IDEIA DIFERENTE...

 CONHECI A SOMBRA...CONHECI A LUZ,

 DOIS POETAS...DOIS POEMAS, CONJUGAÇÃO PERFEITA...!
 
 
CONHECI A SOMBRA OU CINCO CENAS DO AMOR EFÉMERO, por CASIMIRO DE
BRITO
...

1.

Ontem amei-te mas hoje
O sim é não o não é sim as águas
Sombrias

Em movimento. E já não sei
De que lado
Sopra o vento.

2.

A mulher é terna
Como a relva
No Outono. Umas vezes

Queima, outras vezes
Afoga-me
No seu orvalho.

3.

Saio da cama
Vagueio pelas ruas
E deito-me de novo. Penso

Desamparado
Que um jogo de lençóis
Bastava.

4.

Quando um vaso
Fecha os lábios
Às minhas águas

As minhas águas
Soltam-se, cálidas,
Noutro vaso.

5.

A minha amante
Acariciou-me
A noite inteira.

Fez mal. Amanhã
O azul da lua
Será mais breve.
 


CONHECI A LUZ, por ANTÓNIO RAMOS ROSA


A luz veio nua

Como um sopro Ouvia-se
O silêncio entre as abelhas
A felicidade era um diadema no imenso
E uma fonte que latejava sob a pele
Os corpos eram de lama ardente à carícia da brisa
O fogo deslumbrava-se na fundura infinita
Como frutos sonâmbulos atravessámos as águas e as espirais fosforescentes da terra alvoraçada
Adormecíamos felizes arfando no orvalho
Sorrindo com as pálpebras
Éramos a raiz do azul a profunda espessura
Os campos aéreos o âmbito vastíssimo
A pedra viva a loucura até aos astros.







 




Sem comentários:

Enviar um comentário